Translate

DICAS PRÁTICAS

Confira 7 utilidades do amaciante de roupas

Você sabia que o amaciante de roupas também pode ser usado como lustra-móveis? Pois é, o produto, além de deixar as peças perfumadas, tira manchas, limpa vidros e pisos, dá brilho aos azulejos e aromatiza os ambientes. Vejam essas dicas:

1. Tapete novo
Depois de higienizadas, as fibras de tapetes e carpetes ficam ressecadas e ásperas ao toque. Resolva isso colocando 1/2 tampa de amaciante em dois litros de água. Transfira o líquido para um borrifador e espalhe no tapete ou no carpete, massageando as fibras com os dedos (use luvas de borracha ou descartáveis para evitar possíveis alergias). Deixe secar naturalmente e sinta a diferença!

2. Banheiro limpinho
O amaciante é ótimo para fazer uma limpeza suave no cômodo mais úmido da casa. Você pode usá-lo no piso, nos azulejos, no vaso sanitário, na pia, no balcão de fórmica, no ralo, nas toalhas… Dilua o produto com água ou álcool e aplique com pano ligeiramente umedecido. O cheiro de limpeza dura horas.

3. Livre-se de manchas teimosas
Se o óleo de peroba ou de linhaça manchou aquele móvel escuro de MDF e você já usou vários produtos para eliminar a marca (sem sucesso), experimente limpar a danadinha com uma solução de duas partes de água para uma de amaciante, usando um pano ligeiramente úmido e depois um macio e seco. Pronto, sumiu!

4. Lustra-móveis poderoso
Se você precisa tirar o pó dos móveis diariamente, experimente limpá-los com amaciante diluído em água na proporção indicada pelo fabricante ou um pouquinho mais concentrado. O amaciante cria uma película sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho discreto na madeira, na fórmica, na pia da cozinha e até no fogão e na geladeira.

5. Vidros tinindo
O produto pode deixar os vidros limpinhos, brilhantes e sem manchas, além de repelir o pó por vários dias. Aqui vai a receita: dissolva uma colher (sopa) de amaciante em 1/2 litro de água, transfira a mistura para um borrifador e use um pano macio, que não solte fiapos, para fazer a limpeza. Espere secar e retire o excesso com uma flanela seca. Outra possibilidade: coloque um copo de amaciante no borrifador e complete-o com álcool. Espirre no vidro e passe um pano seco, em movimentos circulares.

6. Roupa bem passada
O ferro de passar desliza que é uma beleza nas peças borrifadas com a seguinte receita: em um litro de água dilua uma xícara (chá) de amaciante e a mesma medida de álcool. Misture bem, coloque em um borrifador e veja como rende! Fora o cheirinho gostoso que fica nas roupas, é claro.

7. Aromatizador de ambientes
Escolha o amaciante que tiver o aroma mais agradável e adequado ao clima que você deseja criar em casa: romântico, campestre, oriental… Em seguida, dissolva uma tampinha do produto em um litro de água, umedeça um pano limpo na mistura e aplique no piso e nas portas. Como o sal de amônio também funciona como um bom fixador de perfume, o aroma vai permanecer no ar por horas e horas!







********************************************








Água Floral para Perfumar a Casa




 Utilizando pétalas de flores e óleos essenciais, é possível preparar um spray aromatizante suave e aconchegante. "As rosas, em especial, colaboram para deixar o ambiente mais harmônico", explica a aromaterapeuta Beatriz Yoshimura, da Aromalife. É ela quem mostra como é simples o passo a passo dessa água floral.
1- Você vai precisar de: 400 ml de água mineral, 13 cubos de gelo, uma panela para fondue com réchaud e capacidade para um litro e meio, uma tampa de panela, uma faca, uma tábua, um recipiente pequeno de cerâmica com capacidade para mais ou menos 100 ml de água, um funil, um borrifador, pétalas de dois botões de rosas nas cores desejadas (vermelha, branca ou cor-de-rosa) e óleo essencial de lavanda.
2- Comece retirando as pétalas dos botões e cortando-as sobre a tábua. Isto facilitará a liberação do perfume da flor. Quem quiser variar também pode usar gerânio, jasmim ou lavanda.
3- Despeje a água mineral na panela.
4- Posicione o recipiente de cerâmica no meio da panela. Se ele boiar, retire um pouco de água. O pote precisa estar completamente seco e deve ficar bem apoiado no fundo.
5- Disponha as pétalas de rosas picadas na água ao redor do recipiente de cerâmica. Se necessário, utilize a faca para ajudar a submergir as flores.
6- Acenda o queimador e mantenha-o aberto por completo. Posicione-o abaixo da panela. Se não tiver réchaud, utilize o fogão, tomando o cuidado de deixar o fogo bem baixo.
7- Assim que a água começar a ferver, adicione às pétalas uma gota de óleo essencial de lavanda, indicado para acalmar, equilibrar e harmonizar ambientes. Os óleos essenciais de gerânio e litsea cubeba também são boas pedidas .
8- Cubra a panela de fondue com uma tampa virada para baixo. Sobre a tampa, disponha os cubos de gelo. É o choque térmico que fará o vapor que sobe das flores se tornar líquido e cair direto dentro do recipiente de cerâmica .
9- Após mais ou menos 15 minutos, as pétalas estarão quase sem cor e o pote de dentro da panela estará preenchido com a água floral. Então remova o recipiente e descarte a água que sobrou na panela.
10- Com a ajuda de um funil, despeje a água floral dentro do borrifador. Se desejar, você pode repetir a receita mais de uma vez para obter uma quantidade maior de essência.
11- Uma receita rende aproximadamente 40 ml de água floral e você pode usar imediatamente ou acondicionar por até 6 meses.

* [Créditos: execução e consultoria - Beatriz Yoshimura, da Aromalife (www.aromalife.com.br); reportagem visual e texto - Marina Oliveira e Rita Trevisan] Leonardo Soares/ UOL







*********************************************









Alternativas naturais
Também é possível contar com elementos-curinga, ingredientes fáceis de se ter em casa, para substituir com eficiência os produtos químicos. O vinagre de vinho branco, por exemplo, é pra lá de versátil: desinfeta, desengordura, combate odores fortes e também amacia roupas. A personal organizer Ingrid Lisboa ensina a desinfetar vasos sanitários sem água sanitária. "Basta aplicar o vinagre por todo o vaso, já limpo com água e sabão, e deixar agir por dez minutos", recomenda. 
Uma mistura de água e vinagre em proporções iguais borrifada sobre estofados, carpetes ou pisos previamente limpos retira o cheiro de urina e fezes deixado por bichos de estimação. Essa mesma proporção pode até substituir amaciantes de roupas, quando colocada no respectivo compartimento da máquina de lavar. "Em geral, cem mililitros são suficientes para uma máquina com capacidade de seis quilos", sugere Ingrid. 
Por suas propriedades abrasivas, o bicarbonato de sódio é indicado para tirar manchas de pias, banheiras e vasos sanitários; basta aplicá-lo numa esponja com um pouco de água e esfregar. Quando misturado com vinagre de vinho branco em proporções iguais também funciona como desentupidor de pia. Para isso, jogue a mistura no ralo e enxague com um litro de água fervente depois de 20 minutos. 
Por fim, para manter os cômodos da casa sempre perfumados, coloque gotas de óleos essenciais puros em difusores elétricos ou réchauds a vela. Diferentes fragrâncias são vendidas em pequenos frascos e podem ser encontradas em casas de produtos naturais e de aromaterapia.












*****************************************************





Para tirar mancha amarelada de suor da roupa
Solução 1
Coloque a roupa de molho numa solução de três colheres (chá) de vinagre branco em um litro de água por 10 minutos. Depois lave a roupa com sabão.
Solução 2
Mergulhar a roupa em uma solução de 4 colheres (sopa) de sal para um litro de água antes de lavá-la.
Solução 3
Coloque a roupa de molho em água morna e vinagre.
Solução 4
Coloque uma mistura de água com bicarbonato de sódio sobre as manchas e deixe de molho por meia hora. Depois, lave a peça.
Solução 5
Esfregue a roupa com uma solução de álcool e amoníaco (os dois produtos em quantidades iguais).



                  ***************************************************************



Limpando a casa com vinagre.


*Vidros

Use um pano macio para retirar o pó do vidro. Misture três colheres de sopa vinagre em um  balde com água morna. Umedeça um pano macio na mistura e torça muito bem antes de passar no vidro. Seque com outro pano e para finalizar, utilize jornal amassado.

*Espelhos

Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco.

*Azulejos

O vinagre remove o mofo do rejunte dos azulejos. É só aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha, deixar agir por duas horas e lavar a superfície com água e sabão.

*Tela de TV e computador

Para limpar telas de TV e computador, coloque um pouco de vinagre em um papel toalha macio ou pedaço de papel higiênico. Depois, é só passar na tela.

*Paredes

Faça uma solução usando vinagre e água morna em partes iguais e aplique sobre as manchas nas paredes. Esfregue usando um pano macio até que a sujeira desapareça.

*Armários

Para acabar com o odor de mofo nos armários, retire os objetos e roupas e deixe dentro do móvel por uma noite um recipiente com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido no líquido.

*Tapetes

Acabe com as manchas em tapetes usando água morna com vinagre. Além de limpar, a mistura deixa a cor do tapete mais viva.

*Copos e taças

Para deixar copos e taças de vidro brilhando, lave bem com sabão ou detergente neutro e enxague com bastante água. Depois, deixe de molho numa bacia com água quente e duas colheres de sopa de vinagre branco.

*Fogão

Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida deixando um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza. Fica novinho em folha.
*Remover odor de geladeira:  Coloque uma xícara destampada e cheia de leite na geladeira. Pode usar também vinagre de limão, ponha alguns tufos de algodão, para que o líquido não fique tão solto. Algumas pessoas também costumam usar casca de ovo que, por ser porosa, absorve o cheiro com facilidade.
*Móveis com mofo: Ferva um litro de vinagre e coloque a vasilha imediatamente dentro do móvel. Deixe a panela destampada e o móvel fechado por duas horas. Depois retire a vasilha e passe um pano molhado com o próprio vinagre por dentro e por fora do móvel.
*****
*Manchas de água em móveis de madeira:
Se o móvel manchado for de madeira encerada, basta derreter cera branca, (qualquer cera branca) com algumas gotas de óleo de linhaça e passar esta mistura sobre o local manchado e esfregar com força. Se necessário repita a operação depois que a cera secar.

E se o móvel for envernizado, esfregue suavemente o local com um pano macio embebido em azeite de oliva e depois lustre com uma flanela. Repita a operação se for necessário.


*Manter esquadrias de portas e janelas: Limpe bem os trilhos e canaletas inferiores e superiores tirando todo o pó e resíduos de poeira e gordura. Seque bem e em seguida esfregue vela ou parafina em toda a sua extensão.


*Manter dobradiças, fechaduras e trincos: Devem ser lubrificados com óleo de máquina (Singer). No miolo das fechaduras (local da chave) passe grafite em pó ou spray. Vale apontar um lápis velho, separando o grafite triturado e depois colocado numa seringa de injeção para ser aplicado diretamente no miolo da fechadura


*Para limpar cadeira de palhinha: Tire o pó das cadeiras com um pano úmido. Em seguida lave as palhinhas pelo lado de baixo com água quente, e coloque-as para secar ao sol. A palhinha esticará. 


*Paredes com mofo:  Para eliminar o mofo de uma parede, basta lavar muito bem a área mofada com uma  mistura  de água e água sanitária (1:1). Depois enxague  com um pano úmido em   água  limpa.  Deixe  secar.  Espere algumas semanas. Se o mofo retornar, repita a operação. 

Nenhum comentário: